Governo de Inhambane, CCM e Big Brother apresentam o Festival do Tofo

0
54

A Câmara de Comércio de Moçambique, (CCM), em parceria com o Big Brother Entertainment, apresentou na quinta-feira o Festival do Tofo a  decorrer de 30 de Outubro a 05 de Novembro  na Província de Inhambane, sob o lema ” O Turismo é Top Festival é Tofo”.

A marca festival do Tofo constitui  o primeiro festival de praia em Moçambique e neste ano trazemos uma forte  componente de negócios e não há dúvidas de que  Inhambane “A terra de boa gente” é a capital do turismo em Moçambique, disse o Governador de Inhambane, Daniel Chapo, aquando do seu discurso de pré -lançamento do evento.

Este ano, a XVII edição do Festival do Tofo tem como objectivo contribuir para a promoção da cultura, transformar o turismo em negócio, e fazer deste um evento de referência a nível nacional e internacional, explicou Daniel Chapo.

O evento que vai comportar a feira de artesanato, gastronomia, exposições de arte e fotografia,  inclui nesta edição, um Fórum de Investimentos e Negócios, cujos empresários serão mobilizados pela CCM.

O Presidente da CCM, Álvaro Massingue, disse que se pretende com o festival, exaltar e internacionalizar a cultura como manifestação da identidade popular e como parte da indústria criativa  que deve ser valorizada, à semelhança de outras indústrias  lucrativas e dos seus fazedores.

Falando do Fórum de Investimentos e Negócios, Massingue disse que a expectativa é transformar o Festival do Tofo numa plataforma de referência e impulsionadora do intercâmbio entre as micro, pequenas e médias empresas daquela província  e investidores  da região da SADC e do mundo.

“Pretendemos dinamizar exportações, a propriedade industrial e cultural do país” rematou o Presidente da CCM, reiterando que a missão é promover o desenvolvimento e empoderamento do sector empresarial nacional, abertura de oportunidades de mercado a nível regional e internacional.

O Presidente do Conselho de Administração do Big Brother, Júlio Sitoe, mentor do Projecto, falando da história do festival, recordou que  o Festival teve o seu início em 2003, tendo ainda destacado que o evento constitui um momento ímpar que se destaca pela promoção valorização de produtos locais, por impulsionar o  turismo e garantir o intercâmbio entre artistas, empresários, Governantes e toda a comunidade nacional e internacional  que se faz ao local.

O evento contou ainda com a presença de representantes  da comunidade internacional e da destacada figura do Secretário do Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, que se mostrou orgulhoso pelo facto de se ter decidido fazer a primeira apresentação do evento na cidade capital.