ECOS DA MISSÃO EMPRESARIAL MOÇAMBIQUE-ÍNDIA

0
423

CCM assina três MOU’s com Instituições Indianas


Com vista a criar maior interacção entre o mercado Moçambicano e Indiano, a margem do Forum de negócio  Moçambique-Índia, a CCM assinou Acordos com a Babasaheb Ambedkar Open University (BAOU ), UDGAM Trust e com a sua congére Confederação da Indústria Indiana (CII), os quais   tem como objectivo prover formação técnico profissional aos empresários, trabalhadores e jovens, proporcionar intercâmbio entre as diversas instituições de ensino nacionais com aquela universidades;  promoção de acções de   empoderamento das mulheres;   promoção de  trocas comerciais e de informações de negócios entre Moçambique e Índia respectivamente.

De acordo com Ami Upadhyay representante da BAOU a Universidade oferece mais de 80 programas com uma capacidade de mais de 8000 estudantes. A BAOU conta com  07 Centros Regionais em Gujarat e actualmente possui 270 centros de estudo.

O representante da UDGAM, falando sobre o acordo ora firmado com a CCM, assegurou que o mesmo é em prol do empreendedorismo feminino bem como de geração de rendimentos para a juventude rural, reconhecendo o papel que estas duas camadas sociais desempenham para o almejado crescimento económico dos países, o que inclui também acções de impacto social, como, os cuidados de saúde e o HIV/SIDA, a água e o saneamento, a justiça social e os direitos humanos.

O Presidente da Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), Álvaro Massingue disse que os memorandos assinados têm como objectivo proporcionar um ambiente mais competitivo para o mercado moçambicano onde as oportunidades são diversificadas tendo em conta que um dos grandes desafios é a educação e a criação de melhores  oportunidades para as mulheres e jovens.

“Assinamos memorandos estruturantes,  só para citar,   a CII com quem também assinamos o MOU é uma organização que conta com  cerca de 9.000 membros dos sectores privado e público, incluindo PME e multinacionais e uma filiação indirecta de mais de 300.000 empresas de 286 organismos sectoriais” explicou Massingue.