A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), a Câmara Brasil-África de Agricultura Pecuária e Tecnologia e a empresa brasileira Agrimec, reuniram esta Quarta- feira com o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (CBAA), Olegário Banze, com objectivo de definir as linhas de cooperação na área da Agricultura e estratégias para erradicar a fome em Moçambique e noutros países da SADC.
De acordo com a CCM é pertinente o trabalho conjunto, pois, o sector privado é estratégico para integração dos pequenos agricultores no desenvolvimento agrário e da economia.
O Presidente da Câmara Brasil-África, Sinfrônio Júnior, reiterou que em parceria com a CCM pretende incrementar, em Moçambique, a produção do arroz. Para tal, afirmou ser importante a transferência de tecnologias, capacitação dos recursos humanos e uso de sementes de qualidade.
Intervindo no encontro o Vice-Ministro enalteceu a pretensão da Câmara Brasileira, da Agrimec e da CCM, tendo sublinhado que é preciso pensar no desenvolvimento agrário na perspectiva comercial e sustentável.
” Esperamos que a Agrimec traga para Moçambique inovação, em prol de uma agricultura comercial e competitiva”, ressaltou Banze.
Refira-se que a Câmara Brasil-África prevê realizar em 2023, em parceria com a CCM, uma Conferência sobre o Desenvolvimento da Agricultura em Moçambique.