A Câmara de Comércio de Moçambique em parceria com a Câmara de Comércio de Estugarda realizou, a primeira edição anual de Mesas Redondas para Mulheres Empresárias.
No seu discurso de abertura, a Vice-presidente da CCM, Yolanda Fernandes, disse que o encontro visava promover as iniciativas empresariais femininas e dar às mulheres um espaço destinado ao diálogo e intercâmbio sobre diversas oportunidades de negócios.
Por outro lado, destacou que a acção se insere no quadro dos esforços que a CCM tem vindo a desenvolver para reafirmação de um dos pilares fundamentais do Plano estratégico da CCM, 2021 – 2025 que é a da aposta do Pelouro de Género e Responsabilidade Social, na promoção da Mulher e jovens empreendedores.
O evento constituiu também uma grande oportunidade para a partilha de experiência e de boas práticas para desenvolvimento de negócios e como a nova realidade dominada pelas indústrias de tecnologias de informação e comunicação e as novas descobertas energéticas advindas das indústrias do petróleo e gás poderão induzir ao crescimento das empresas.
No debate foram discutidos os desafios das mulheres empresárias e empreendedoras no acesso às linhas de financiamento, na advocacia por políticas públicas mais equilibradas que promovam a justiça, equidade de oportunidades no acesso aos recursos e desenvolvimento dos negócios, entre outros.
A Directora do Projecto de Cooperação entre a CCM e a IHK-Estugarda. Konstanze Kampfer, disse que esta foi uma oportunidade para as mulheres discutirem as novas abordagens empresariais e criarem sinergias de trabalho em equipe, afastando o espírito de concorrências, tendo ainda destacado a necessidade de se apostar na capacitação dos recursos humanos, como factor diferenciador e chave para o crescimento no mercado.