O Delegado da Câmara de Comércio de Moçambique, na província de Maputo, Danilo Adamo, considera o ambiente de negócios favorável, naquela parcela do país, apesar dos efeitos da pandemia da Covid-19 e das calamidades naturais. Considera, ainda, que a retoma do apoio directo do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao Orçamento do Estado traduz certa confiança e irá impulsionar o desenvolvimento da economia.
Referiu, igualmente, que Moçambique é um país aberto à expansão de diversas oportunidades de negócios e que, para alcançar o desenvolvimento almejado, precisa investir na certificação de empresas e na correcta implementação das políticas comerciais.
“Olhando para o crescimento empresarial em cadeia, é preciso envolver vários intervenientes e, por exemplo, que a banca comercial seja chamada e capacitada a prestar o apoio necessário, em casos de crise”, disse.
Por outro lado, falando do agravamento do custo de vida, Adamo disse ser necessário aprimorar e implementar-se a legislação de protecção do consumidor.