Business Forum Moçambique-Dubai

0
48

Empresários buscam oportunidades de investimento

Decorreu recentemente, o Business Forum Moçambique-Dubai, um evento organizado pela Dubai Chamber em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique e  APIEX.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara de Dubai, Mohammad Lootah disse que Moçambique é uma grande linha para firmar parcerias e promover exportações.  Referiu, ainda, que Dubai pretende partilhar suas experiências para emponderar as empresas moçambicanas para aceder ao mercado mundial.

Intervindo no evento, o Presidente da CCM, Álvaro Massingue ressaltou que este Fórum marca um passo importante na Construção de uma ponte sólida entre Moçambique e os Emirados Árabes Unidos.

“Acreditamos que as trocas comerciais entre Moçambique e Dubai podem gerar ganhar mútuos; Juntos podemos impulsionar projectos concretos nas áreas de energia renovável, agroindústria, portos, transportes, saúde, entre outros”._

No seu discurso de abertura, o Secretário de Estado do Turismo, Fredson Bacar, congratulou a iniciativa e destacou que

“Gostaríamos de saudar a Câmara de Comércio de Moçambique, a APIEX e a Dubai Chambers em Maputo que organizaram e tornaram possível este importante evento de negócios”. tendo sublinhado que a capacidade competitiva que os Emirados Árabes Unidos oferece em termos de capital, tecnologia, experiência e parceria, faz dela um parceiro privilegiado de Moçambique, tendo terminado convidando os empresários dos Emirates a investirem em Moçambique e a desenvolverem parcerias com os Moçambicanos potenciando, dessa forma, o nosso conteúdo local.

Por seu turno, o Vice Presidente das Relações Internacionais, Salem Shamsi, debruçou sobre as oportunidades de negócios e investimentos, sob o tema “Desbloqueando o Crescimento- Explorando o Potencial Económico de Moçambique”, apresentou as janelas de negócios que podem ser exploradas de parte a parte.

A APIEX, representada pelo Eng.António Macamo, coube a apresentação do  Quadro Legal e  Oportunidades de Investimentos que Moçambique oferece.

O evento, bastante concorrido, teve o seu auge nas sessões de B2B que se seguiram ao momento de abertura oficial, das quais se espera que  se tenham dado os primeiros passos de contactos para se fecharem negócios nos próximos dias.