Lançada a Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul 2024-2033

0
44

A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) testemunhou, recentemente, o lançamento da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul e do Portfólio de Oportunidades de Investimentos Azuis.

 Lançada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, a estratégia visa promover o desenvolvimento sustentável  da economia azul, introduzindo acções para a melhoria da gestão marinha, do turismo, das pescas e aquacultura, melhoria na exploração de hidrocarbonetos,  energias renováveis,  do ambiente, dos transportes marítimos, das infraestruturas portuárias e logística, e para garantir a segurança marítima.

No seu discurso de abertura, Nyusi disse que a implementação da Estratégia 2024-2033 deve trazer benefícios tangíveis para as comunidades, reduzir a poluição e a  pesca ilegal  que assolam significativamente a biodiversidade marinha. 

Também, a Estratégia deve impulsionar uma gestão e exploração racional, e sustentável dos recursos aquáticos. 

Falando do portfólio, disse  que este torna-se importante por ilustrar as oportunidades azuis e consequentemente poder atrair facilmente potenciais  investidores nesta área.

Por sua vez, o Vice-presidente do Pelouro das Pescas da CCM, Muzila Nhatsave, disse a estratégia deve servir de guia para  todos actores e, ou intervenientes da sua implementação  concretizarem os objectivos da sua criação, um dos quais é mostrar o compromisso que Moçambique tem com a natureza. 

Observou que para além da sua implementação na íntegra, será preciso garantir a  monitoria e avaliação dos resultados e o seu impacto social.