Federação das Câmaras Sauditas é o novo parceiro estratégico da CCM

0
21

Foi assinado esta segunda-feira (15//5), em Riyadh, um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), representada pelo Presidente Álvaro Massingue e a Federação das Câmaras Sauditas, representada pelo Presidente Hassan bin Mojib Al-Huwaizi.
 
O MoU ora assinado, prevê troca de informações, facilitação de negócios, bem como, cooperação em diversas áreas entre empresários dos dois países.
 
O acto foi antecedido por uma reunião entre empresários Mocambicanos e a Federação da Câmaras Sauditas.  A Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernando e o Embaixador de Moçambique naquele país, Faizal Cassam, estiveram presentes e deixaram ficar o sentido de compromisso das autoridades governamentais face ao sector privado que abre um novo capítulo de cooperação.
 
“Estamos felizes por receberem a classe empresarial e formalizarem a relação através deste instrumento de cooperação, o que abre espaço para os empresários moçambicanos desenvolverem relações de comércio, investimentos e outros negócios entre a Arábia Saudita e o nosso país ” ressaltou Ludovina
 
Por sua vez, Massingue afirmou que este é um novo capítulo na história da classe empresarial, tendo em conta as potencialidades que podem ser capitalizadas entre os dois países. A qualidade dos nossos solos, a existência de enormes recursos hídricos bem como a nossa localização geográfica, constituem uma grande vantagem competitiva e factores que podemos melhor explorar, para atrair investimento e parcerias Sauditas, dado o interesse particular demonstrado para os sectores de agricultura.

 “ O nosso pescado é diversificado e de alta qualidade, com destaque para o atum, camarão, lagosta e caranguejo. O nosso vasto potencial para a produção de castanha de cajú , nozes de macadâmia, cana-de-açúcar, frutas e legumes é também outra atracção para investirem”, explicou Massingue.
 
A Secretária-Geral da CCM, Teresa Muenda, fez uma apresentação de diversos projectos que a CCM levava em carteira, nas áreas de agronegócio, mineração, infraestruturas e turismo, submetidos pelos membros da delegação e outros vindos dos membros da CCM recolhidos ao nível nacional, com o objectivo de captar parceiros, fundos e investidores.

No encontro participaram o Ministério do Investimento e o Fundo Agrário Saudita que apresentaram
o ambiente de negócios na Arábia Saudita, requisitos para investimento e entradas para negócios, o papel que o ministério exerce na promoção de investimentos no país e no exterior tendo apresentado as linhas gerais de financiamento agrário existentes e como aceder a elas.