A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), assinou em (6/04/2023) um Acordo de Cooperação com a GAPI S.I. que visa implementar um Programa de Melhoria da Competitividade e Resiliência das PMEs associadas da CCM. O acordo inclui a criação de linhas de financiamento para empresários com condições mais vantajosas que as vigentes no mercado financeiro actual e ainda o compromisso das duas instituições com a causa do empoderamento da mulher rural, no desenvolvimento dos seus negócios.
O Presidente da CCM, Álvaro Massingue, disse que este Acordo representa mais um passo rumo à materialização de um dos principais pilares da CCM, concretamente a promoção da Mulher Empreendedora e Empresária.
“Este acordo, essencialmente, cria uma linha de financiamento alternativo e viável, que vai aliviar os custos aplicados por diversas instituições financeiras nacionais, derivados das elevadas taxas de juro, aplicadas no mercado”, explicou.
O CEO da GAPI, Adolfo Muholove, sublinhou que com a componente de financiamento, pretende-se apoiar iniciativas empreendedoras e inovadoras que prestam serviço a nossa economia.
Após a assinatura do Acordo que visa melhorar a competitividade e a resiliência das PME’s, e ainda, que cria linhas de financiamento, foi desembolsado o primeiro crédito destinado à Mulher Empreendedora Rural no valor de um milhão e duzentos mil meticais. De seguida, no âmbito do Agrojovem foi premiada uma jovem por bom desempenho no reembolso de crédito. O prémio que visa reforçar a caixa da empresa da jovem empreendedora foi de cerca de trezentos e cinquenta mil meticais.