CCM co-organiza o Fórum de Negócios Moçambique-Portugal

0
48

A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), co-organizou o Fórum de Negócios Moçambique-Portugal, evento que decorreu no recinto da FACIM, em Marracuene. A CCM esteve representada ao mais alto nível pelo Presidente Álvaro Massingue, pela Vice- presidente, Yolanda Fernandes e pelos membros dos diversos órgãos de Direcção.

A CCM integrou dois painéis de debate, num dos quais  foi representada pelo Assessor Económico da CCM, Hipólito Hamela, que apresentou “Oportunidades e Projectos de Investimentos no Agronegócio e Indústria”.  Na sua intervenção, Hamela disse que o Investimento no  agronegócio é chave para ultrapassar a dependência externa e reduzir o desemprego no país.

Em nome do sector privado, a CCM explicou aos empresários da República portuguesa as oportunidades de negócio que o sector agrícola oferece para os investidores estrangeiros.

Ainda, a CCM desafiou os presentes incluindo o Governo da Província de Maputo a tirar partido do conhecimento dos jovens Moçambicanos que trabalham nas farmas/machambas sul-africanas, desenvolvendo um programa de atração dos mesmos para virem a Moçambique, produzir os mesmos produtos que produzem na África do sul e que são exportados para Moçambique, nomeadamente as hortícolas, incluindo o tomate, cebola, batata,  alface, couve, dentre outros.

Representando a CCM, como membro, Élthon Chemane, moderou no Fórum de Negócios Moçambique-Portugal, o painel intitulado “Oportunidades e Projectos de Investimentos em Infraestruturas de Transporte e de Energia”.

O fórum foi presidido pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, que se fez acompanhar pelo Primeiro Ministro da República Portuguesa, António Costa. Na ocasião, Nyusi assegurou que estão criadas as condições de investimento em Moçambique, e incentivou o sector privado português a explorar as diferentes oportunidades de negócios existentes no país.

No seu turno, o Primeiro Ministro Português, reafirmou a vontade de Portugal de continuar a cooperar, tecnicamente e financeiramente com Moçambique, tendo sido assinados vários protocolos de cooperação.