Gestores das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), de diferentes ramos de actividade económica, foram capacitados, recentemente,, em matérias de certificação de qualidade.
A formação promovida pela Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) em parceria com o Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), enquadra-se na materialização de um dos “core businesses da CCM”, que é a promoção da certificação da qualidade das marcas e produtos, quer para a satisfação do mercado nacional, quer para facilitar a exportação destes nos competitivos mercados regionais e internacionais.
A Vice-presidente da CCM, Yolanda Fernandes, sublinhou que a capacitação serviu para junto do IPEME refletir e delinear as estratégias para assegurar o acesso das MPMEs, classe produtiva nacional, aos diversos mecanismos de certificação da qualidade dos seus produtos.
Em representação do IPEME, Francisco Mabunda, disse que a iniciativa visa assistir e desenvolver as MPME`s, para que disponibilizem no mercado nacional e externo produtos qualitativamente certificados.
O gestor do Grupo PJK, Paulo Conjo, reiterou que foi uma sessão de aprendizado sobre o uso de sistemas de certificação, tanto pelos empresários quanto pelos clientes.
No mesmo desenvolvimento, entre as lições aprendidas, destacou a pertinência do uso do modelo ISO, cujas normas tornarão os empresários mais competitivos.