O Presidente do Pelouro da Indústria e Serviços da Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), Amade Abdulahé, integrou a lista de oradores, no Fórum Económico Moçambique-Países Árabes, no mês de Agosto.
No evento subordinado ao lema: “Promovendo a logística Ferro-portuária através de infraestruturas modernas e financiamento de transportes”, o representante da CCM abordou o tema “Oportunidades de Negócios e Investimentos na província de Gaza”, em Moçambique.
Na sua apresentação, destacou a necessidade de criar-se emprego para jovens e raparigas, naquela província, atrair investimentos nos sectores da agricultura, turismo, promover agro-processamento e a logística, através do porto seco em Mapai e Chonguene. Ainda, explicou que a melhoria do ambiente de negócios passa pela facilitação, em curso, de vistos de turismo e de negócios, e ainda de ligações com o corredor de desenvolvimento do Limpopo.
O Fórum tinha como objectivo promover a cooperação empresarial e ampliar parcerias, num contexto em que o governo e o empresariado trabalham para reanimar a economia e buscar soluções práticas para geração de oportunidades de negócios e novos investimentos.
Um aspecto que mereceu destaque no debate prende-se com a necessidade de se capitalizar a posição geoestratégica de Moçambique para prover, através dos seus portos, soluções logísticas para a região e para o mundo, através de criação de condições para a movimentação de grande fluxo de cargas com recurso aos nossos corredores.