O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, visitou, na Feira Internacional de Maputo (FACIM) os stands da Câmara de Comércio de Moçambique (CCM). Na sua interacção com o Presidente da CCM, Álvaro Massingue, o estadista congratulou o trabalho feito pela organização na promoção das exportações e melhoria do ambiente de negócios. A CCM mobilizou para Feira 4 empresas dedicadas ao processamento de alimentos e indústria de serralharia e carpintaria.
No mesmo dia, Álvaro Massingue, participou no Primeiro Fórum da 57ª Feira Internacional de Maputo, que decorreu até 4 de Setembro. Este ano, a feira contou com mais de 1.750 expositores de diversas áreas de actividades económicas, entre pesqueira, mineira, agrícola, empresas processadoras e exportadoras, nacionais e internacionais.
Na ocasião, em entrevista à margem do Fórum, Massingue disse que a FACIM marca a abertura do mercado, após as restrições causadas pela pandemia da Covid-19. No entanto, espera que os empresários usem a oportunidade para expor os potenciais produtos de Moçambique.
Igualmente, neste Fórum, foi galardoado o Delegado da CCM, na província de Maputo, Danilo Satar, como melhor Empresa PME no sector das pescas.
O Delegado que representava a “Chicoa Fish Farm” , disse que este é um sinal de resiliência e crescimento do país, no entanto ainda há como desafio incrementar a distribuição do pescado no mercado internacional.
Durante a Feira, o Presidente e a Vice-presidente da CCM receberam representantes de várias instituições e sector de actividade, tendo interagido sobre as dinâmicas do mercado.