A Delegada da Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) na província de Gaza, Manuela Mendes, projecta potencializar as marcas locais e alavancar a comercialização de bebidas destiladas, licores, processamento, transformação de frutas, castanha de caju, amendoim, ananás, arroz e oleaginosas.
Em entrevista concedida à CCM, a delegada afirmou que visitou recentemente um distrito daquela província, grande produtor de ananás, que no entanto ressente-se da falta de mercado e enfrenta dificuldades para escoar as suas mercadorias e produtos para outros pontos comerciais.
Mendes observou, igualmente, a necessidade de se criar incentivos para os produtores e investir em tecnologias e mecanização para catapultar a produção agrícola comercial.
“A título de exemplo, esperávamos que o Regadio do Baixo Limpopo, entidade criada pelo Estado, desse suporte aos agricultores, numa determinada área da província, e que funcionasse efectivamente, para evitar casos, em que uma bomba de água fica avariada por dois anos”, frisou.
Para incrementar conhecimentos aos agricultores, aumentar a produtividade, impulsionar a produção em cadeia e à escala industrial, a delegada da CCM afirmou que é preciso fomentar a formação agrária dos agricultores.