Mais de 50 empresários mobilizados pela Câmara de Comércio de Moçambique, participaram, recentemente, na Feira de Negócios e Empreendedorismo realizada em parceria com o Conselho Municipal de Maputo (CMM), no âmbito da celebração do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho.
O evento que teve lugar no recinto do Jardim Zoológico, enquadrou-se no programa de recuperação e revitalização daquele parque público.
Preocupado com o desmatamento das áreas verdes, para dar lugar às obras e expansão urbana, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, disse que é preciso assegurar a recuperação destas áreas, valorizar e proteger os parques, jardins, mangais e zonas pantanosas, como áreas com valor ecológico actualmente degradadas.
A Vice-presidente da CCM, Yolanda Fernandes, disse, na altura, que ao realizar-se a Feira de Negócios e Empreendedorismo nas festividades do dia do ambiente, pretende-se consciencializar os empresários a intensificar o desenvolvimento económico sustentável em harmonia com a preservação do meio ambiente.
“Não se pode falar de desenvolvimento sustentável sem se obedecer aos ditames da conservação e preservação ambiental e da luta contra todos os fenómenos que prejudiquem o ambiente”, frisou.
Fernandes acrescentou que a CCM pretende unir sinergias com as autoridades do Município de Maputo, para a implementação de programas que respondam aos desafios ambientais, a exemplo da transformação dos recursos energéticos e de enriquecimento agrícola.
Por sua vez, os expositores reiteraram a necessidade de preservar a terra em prol da saúde, tendo assim apelado para o uso de produtos naturais que ajudem a conservar o ambiente e reduzir as mudanças climáticas.
Já o representante da Solar-Tech, empresa fornecedora de sistemas solares, reforçou que há necessidade de consciencializar as comunidades sobre a importância do uso de energias renováveis, limpas e de baixo custo.
O Dia Mundial do Ambiente foi este ano celebrado sob o lema “Uma só Terra”.