A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) participou, de 02 a 04 de Junho, na Exposição de Franchise 2022, em Nova Iorque. Trata-se de um evento realizado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em parceria com a CCM. Segundo o Presidente da CCM, Álvaro Massingue, o objectivo é capitalizar o mercado de franquias entre os dois países.
Construindo fortes relações de franquia
No encontro de orientação sobre o mercado de franquias, que se realizou em Nova York, participaram o Presidente da Câmara de Comércio de Moçambique, Álvaro Massingue, a Secretária-geral, Teresa Muenda, empresários de vários sectores de actividade e associações empresariais .
Na sessão foram abordadas matérias sobre procedimentos de negociação e cuidados a ter na celebração do contrato de franchising. Segundo os organizadores deve-se fazer um estudo entre as contrapartes para que as relações sejam efectivamente materializadas e duradouras. “Deve-se dar tempo para que as partes se conheçam, que os termos do contrato sejam consensuais e que os aspectos legais e culturais sejam sempre tidos em conta”, repisaram os oradores.
Reiteraram ainda, que o treinamento deve ser de extrema relevância segundo as regras do Franchise, que é preciso definir padrões e habilitar recursos humanos para os negócios celebrados.